fbpx

As plantas residenciais como o próprio nome diz, são projetadas para residencias, ou seja, moradias. Elas podem ser unifamiliares, apenas uma família, ou multifamiliares, mais de uma família, como condomínios.

Na hora de construir a residencia dos sonhos, primeiro é necessário buscar um profissional para auxilia-lo a alinhar os desejos, anseios, e necessidades, da futura residência. É muito importante ouvir a opinião deste profissional, seja engenheiro civil ou arquiteto, ele irá buscar as melhores opções para atender sua expectativa, e também é função dele te orientar quando as ideias forem inviáveis, e te explicar os motivos e alternativas.

Não é aconselhável, em momento algum, querer a casa igual de outra pessoa, seja amigo, família, ou tenha visto em revistas ou televisão, sua casa deve ser personalizada para você, você pode usar referências variadas, mas a junção de ideias formará sua planta personalizada, atente-se que o profissional irá organizar as referências e tentar harmonizar todas elas, mas nem sempre isso será possível, ele irá mostrar a você limitações como Leis municipais, estaduais e federais, limitações do terreno, limitações de custo entre outros.

Como funciona?
De uma forma resumida, o desenvolvimento da planta é realizado com base na disposição desejada dos cômodos, aliados a intenção da disposição dos móveis, áreas mínimas de cada ambiente e também das aberturas (portas e Janelas) de acordo com a leis vigentes, nesse momento o profissional deve criar os ambientes seguindo as informações passadas pelo cliente, como numero de moradores, uso, estilo de vida, entre outras coisas, e com isso você chega a planta desejada adicionando a arquitetura que irá impor design, funcionalidade e conforto, depois disso partimos para o próximo passo que é a aprovação na prefeitura.

Aprovação na Prefeitura Municipal
Para a aprovação na prefeitura o profissional deve padroniza-la seguindo as normas do plano diretor da cidade, não será feita nenhuma alteração da planta estabelecida, pois o profissional já cria seguindo essas normas, ela é apenas apresentada de forma técnica, com as medidas de cada ambiente, cálculo de áreas internas, externas, áreas abertas e fechadas, iluminação, área permeável, índice de ocupação, identificação dos recuos obrigatórios, juntamente com as informações do terreno e do proprietário.
Depois de desenvolvido esse projeto técnico, o proprietário e o profissional precisam assinar e apresentar na prefeitura para aprovação junto com uma série de documentos. A prefeitura irá analisar o projeto e se estiver de acordo com as normas vigentes será aprovado, ela poderá também, se ver algum item em inconformidade, pedir para corrigir antes de aprovar. Junto com a aprovação é expedido a certidão de construção, que é a autorização para construir.

Quanto Custa?
Para deixar a planta pronta para construção, você irá dispor de gastos com o profissional que desenvolve a planta e com taxas da prefeitura. Não é possível chegar a um valor exato, cada projeto deve ser único, cada profissional tem seu preço, e cada prefeitura suas taxas, mas é muito importante saber escolher o profissional, lembre-se do ditado ” o barato sai caro”.
Pense no seguinte, o profissional não desenvolve apenas o projeto, ele também é responsável pela construção. Procure profissionais que te forneçam serviços como fornecimento de projetos auxiliares para a execução, visite a obra periodicamente, te auxilie com indicações de prestadores de serviços e fornecimento de materiais, te instrua na hora de escolher os materiais e serviços. Evite profissionais que apenas vendem “a planta registrada na prefeitura”.
Além de uma planta aprovada na prefeitura, o ideal seria contratar profissionais para administrar a obra para você, a relação custo benefício pode ser mostrada em orçamentos e cronogramas, e no final, a obra terá um custo menor, pois uma boa administração fará com que o custo pago pelo serviço seja compensado em economia, com qualidade e segurança superior, sem grandes dores de cabeça como pode ser uma obra não administrada corretamente.
Em relação ao custos de profissionais hoje, a grande maioria cobra por metro quadrado desenvolvido, e há alguns que cobram menos que o assentador de piso irá te cobrar por metro, mas quando você precisar de uma orientação, ou precisar desse profissional para ver algum detalhe, ou imprevisto em sua obra, ele dificilmente irá te auxiliar ou se preocupar em resolver o seu problema. Algumas vezes um pequeno erro pode gerar grandes gastos, com visitas periódicas de um bom profissional, você minimizará a possibilidade de ocorrência desses erros. Quem tem maior valor na sua obra? O Responsável técnico ou o assentador de piso?… não desmerecendo o trabalho de ninguém… cada um tem a sua importância para uma obra bem executada, mas a título de comparação, a responsabilidade técnica e influência nos resultados é muito maior para o profissional responsável.

Construa!
Pesquisas mostram que construindo você consegue pagar em um imóvel até 30% menos, do que comprando pronto! E eu estou a disposição para te atender, e poder tirar as dúvidas que ainda existirem. Agende uma visita sem compromisso.
Se o problema maior for o valor total da obra, pesquise também sobre casas modulares, em breve faremos um artigo sobre o assunto. Você verá que não é difícil construir a casa dos sonhos, você só tem que ir com calma.

Entre em contato!

Via Whatsapp: Quero construir!

Um grande abraço!

Categories:

Tags:

Comments are closed

Avaliações
Siga-nos
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
Error: No posts found.